sábado, 4 de agosto de 2012

O que não pode faltar no seu closet e um pouco de história

Na moda, algumas criações se tornaram históricas e passaram a ser desejadas por todas as mulheres do mundo a fora. Algumas delas são de fato ícones da moda e foram reeditadas milhares de vezes ao longo dos anos e até hoje continuam sendo "must have" do universo fashion. Mas para dizer que uma peça não pode faltar no seu closet porque trata-se de um ícone é importante saber um pouco mais da sua história e é o que vou fazer no post de hoje e espero que vocês gostem.

Jaqueta de couro perfecto
A jaqueta perfecto foi criada na década de 20 para preteger os motociclistas do vento e de possíveis acidentes, inclusive era distribuída através do fabricante de motos Harley Davidson. Em 1930 a jaqueta também passou a ser vendida para os pilotos da Força Área Americana.
Já na década de 40, quando os jovens soldados americanos começaram a regressar da guerra, com a adrelina a flor da pele, eles não mais queriam se vestir dentro de acordo com o modelo padrão convencional da época que se baseiava principalmente  no terno e gravata. Neste mesmo período, as motocicletas estavam em evidência e estes jovens foram bastante influciados pelo modo de vestir dos motoqueiros que usavam as tais jaquetas de couro.
Porém o modelo perfecto foi ainda mais difundido em 1954, após a estréia do emblemático filme estrelado por Marlon Brandon entitulado Wild One e com isso houve o surgimento do movimento "street-style bikers" que era um reflexo da inquietação e rebeldia dos jovens americanos.
Marlon Brandon e sua jaqueta perfecto no filme 'Wild One'

Na década de 50 as jaquetas de couro passaram então a representar os Bad Boys que não queriam seguir as convenções sociais, porém no ínicio da década de 60 elas passaram a ser também cobiçadas pelos rockers.
Elvis Presley e sua jaqueta perfecto

Na década de 80 ela voltou com força total sendo usada pelos punks nas ruas de Londres e no mesma década Madonna usou a jaqueta perfecto no filme estrelado por ela 'Quem é essa garota?' o que trouxe a jaqueta de couro  perfecto para o cenário feminino.
Madonna com a jaqueta perfecto no filme 'Quem é essa garota?'

De lá para cá ela virou peça indispensável do guarda-roupa feminino e não apenas das punks ou roqueiras pelo contrário ele vem sendo usado por mulheres de todas as idades e de iferentes maneiras com jeans, shorts, mini saias e até mesmo por cima de vestidos ela fica incrível.

Pretinho básico
O pretinho básico é mais do que um clássico, mas a peça que está no guarda-roupa de todas as mulheres, pois além de versátil sugere sofisticação. Ele é na verdade um salva-vidas na vida de todas nós, pois quando não se quer errar ele é a primeira opção que nos vem a cabeça.
Sua primeira aparição foi na revista Vogue em 1926 através de uma ilustração de Coco Chanel, pois antes dos anos 20 as mulheres só usavam preto no período de luto. Mas somente na década de 30, após o termino da Segunda Guerra quando as mulheres sairam de casa para trabalhar, o vestido preto ganhou força nas ruas, pois ele era perfeito para esta nova mulher que surgia.
Em 1947, ele se transformou quando Christian Dior lançou o seu new look, com cinturas apertadas e quadris avantajados, valorizando as formas feminina e nos anos 50 o look criado por ele que consistia em vestido preto com luvas brancas, colares de pérolas, sapatos coloridos e estola de pele se espalhou pelo mundo.
 Criação de Christian Dior na década  de 50

Porém, o vestidinho preto realmente se tornou famoso após Audrey Hepburn aparecer em 1961 no filme Bonequinha de Luxo usando uma criação de Hubert Givenchy .
 Audrey Hepburn e seu pretinho básico no filme Bonequinha de Luxo

Nos anos 80, após a moda psicodélica da década de 70 que ganhou as ruas com suas cores vibrantes, as mulheres preocupadas com o sucesso profissional precisavam de uma roupa discreta e elegante, que coubesse em diversas situações e mais uma vez o vestido preto se tornou a melhor opção.
De la para cá, ele nunca mais deixou de estar na moda, o pretinho básico é sinônimo de elegância e continua sendo usado em ocasiões formais, mas também de forma mais descontraída, ou seja ele é o coringa dos closets femininos.

Vestido longo vermelho
Qual mulher nunca se imaginou com vestido longo vermelho arrasante em uma festa? Os vestidos longos vermelhos são desjados por milhares de mulheres, poi são a muito tempo sinônimo de sensualidade.
Esta história começa na Idade Média quando os vestidos de noiva eram vermelhos inteiramente bordados e o véu branco. A cor era usada pois representava a capacidade da mulher de gerar herdeiros.
Vestido vermelho de noiva usado na Idade Média

Deste periodo para cá, a cor vermelha sempre foi usada na moda, é claro que não com a mesma forma força até as criações de Valentino Garavani começarem a surgir. Os vestidos vermellhos apareceram também em alguns  filmes que despertaram ainda mais o desejo pela cor.
 Kelly LeBrock no filme de 1984 Lady in Red
Julia Roberts no filme de 1990 Uma Linda Mulher, seu vestido vermelho foi uma criação Marilyn Vance

Porém, é certo dizer que o vestido vermelho foi realmente imortalizado por Valentino que considerava a cor o seu preto. Esta paixão começou quando aos 20 anos o jovem ganhou um concurso de estilismo e conseguiu seu primeiro emprego no ateliê de Jean Dessès aonde ficou por cinco anos. Neste período, freqüentava a ópera e viu a força do vermelho nos figuros e de lá para cá fez da cor uma assinatura.O estilista  sempre defendeu a idéia de que a mulher deveria ser feminina e para ele as mulheres são como um lindo buquê de flores vermelhas, e seus vestidos desta cor representam uma mulher embrulhada em pétalas.  O estilista costuma dizer: "Vermelho é fascinante, é vida, sangue da morte, amor, paixão, a cura total da tristeza" Além disso, Valentino é sempre enfático em dizer: "De vermelho qualquer mulher está pronta para seduzir".
Em 2008, Valentino se aposentou e deixou a frente da marca, mas que continua seguindo os passos do mestre, criando incríveis vestidos vermelhos.
 O mestre e suas criações
 Valentino brinca de cabra-cega com suas damas de vermelho
Algumas criações de Valentino
A despedida do mestre

A calça jeans
Tudo mundo tem pelo menos um modelo de calça jeans no guarda-roupa. Entra inverno e sai verão e elas estão pelas ruas da cidade. Uma infinidade de cores e lavagens foram criadas ao longo dos anos, mas elas nunca deixam de estar na moda. Usadas e diversas ocasiões, no trabalho ou na balada, durante o dia ou durante a noite elas acompanham mulheres de todas as idades.
A histótia da calça jeans começa no século XIX, nos Estados Unidos, quando os imigrantes Levis Strauss (da Alemanha) e Jacob Davis (da Letônia) resolveram utilizar a lona de barracas para fazer roupas, que início foram adotadas por mineradores do oeste americamo e era de cor marrom. Foi de Davis a idéia de colocar rebites de cobre nas calças para reforçá-las e somente um mais tarde elas começaram a ser produzidas em brim azul e foram registradas por Strauss com a marca Levi´s. Em 1890 foi criado o seu modelo mais famoso a 501.
As primeiras calças produzidas por Davis e Strauss e usadas pelos trabalhadores do oeste americano

O nome jeans só passou a ser usado na década de 40 para designar calças de brim índigo blue, que neste momento já dava os primeiros passos para se tornar o uniforme da juventude. Extremamente divulgada pelos filmes deste período onde Marlon Barndon e James Dean apareciam sempre usando as calças.
Na década de 50 o jeans era usada por toda a juventude rebelde americana, inclusive pelas mulheres, o que influenciou o mundo inteiro. neste período a fabricação estava nas mãos principalmente da Lee, Wrangler e da pioneira Levi´s.
James Dean para campanha da marca Lee
Marilyn Monroe veste calça jeans

O primeiro estilista a colocar o jeans na passarela foi Calvin Klein em 1970, o que a princípio causou indignação aos mais conservadores, esta atitude logo foi seguida pelos demais e rapidamente conquistou seu espaço na sociedade e causou rapidamente o surgimento do conceito jeanswear.
Campanha de 1970 da Calvin Klein

De lá para cá sua fabricação cresceu assustudoramente e quase todas as marcas, inclusive de luxo, produzem suas calças jeans.

Nenhum comentário:

Postar um comentário