domingo, 16 de dezembro de 2012

Risoto de camarões

Oi meninas, não tido muito tempo de cozinhar ultimamente, por isso as receitinhas andaram meio sumidas do blog. Ontem, tive um dia mais tranqüilo e  resolvi fazer um risoto de camarões para mim e para o meu marido. Já fiz este prato várias vezes, pois não é tão complicado e sempre fica delicioso. Vou, como das outras vezes, explicar passo a passo.

Ingredientes (receita para duas pessoas):
1 xícara de arroz arbório
15 camarões grandes limpos e sem cascas
1 cebola picada em pedacinhos pequenos
1 limão
1 xícara de vinho branco seco
1 litro de caldo de camarão
1 dente de alho picadinho
3 colheres de sopa de manteiga
50g de queijo parmesão ralado
pimenta do reino
sal
páprica picante



Em primeiro lugar, retire os rabos dos camarões e tempere-os com o suco de um limão, sal a gosto e uma pitada de pimenta do reino. Acrescente o dente de alho picadinho e reserve.


Prepare o caldo de camaões. Numa leiteira coloque 1 litro de água, os rabos dos camarões que você retirou, 1 tabletinho de caldo de legumes, 1 tabletinho de caldo de peixe e uma pitada de páprica picante. Deixe ferver bastante e depois passe o calddo em uma peneira para retirar os pedaços dos rabos de camarões.



Em uma frigideira grande, doure a cebola picadinha em duas colheres de sopa de manteiga.


Cuidado para não deixar a cebola queimar e logo em seguida acrescente a xícara de arroz arbório. Deixe o arroz dar uma leve fritada junto com a cebola e a manteiga.


Acrescente a xícara de vinho branco e deixe ferver.


Comece a acrescentar o caldo de camarões. Não coloque tudo de uma só vez, somente o suficinte para deixar o arroz coberto.


A medida que o caldo for secando, vá acrescentando mais caldo até o ponto certo do arroz, que não deve estar branquinho no meio, quando ele começa a ficar transparente está pronto. Mas, o jeito mais fácil mesmo é provando.



Asim que achar o ponto ideal do arroz, acrescente aos poucos o queijo parmesão ralado, mexendo sempre para não deixar embolar.


Deixe o arroz, que já está pronto, em fogo bem baixo, enquanto se prepara os camarões. Em uma frigideira, coloque 1 colher e sopa de manteiga e os camarões. Deixe fritar  o suficiente para que fiquem dourados dos dois lados.



Agora é só misturar os camarões no arroz ou servir o arroz e colocar os camarões por cima. Posso grantir que fica maravilhoso!!!


Um comentário:

  1. Restaurante em casa!!! Ficou com uma cara ótima! Vou testar aqui!
    Bjbj Cris.

    ResponderExcluir