quinta-feira, 14 de junho de 2012

Receitinha: bacalhau muito fácil

Neste dia dos namorados eu e meu marido resolvemos comemorar em casa mesmo, afinal enfrentar restaurantes lotados não é um programa nada romântico para mim. Como ele ama bacalhau decidi fazer uma receitinha que aprendi com a Cris que trabalha comigo na Clô. A receita é super fácil e não tem como dar errado, vou mostrar passo a passo para vocês, pois é uma ótma pedida para quem quer se arriscar na cozinha.

Ingredientes:
2 caixas e bacalhau dessalgado e congelados com 1kg cada (compro no Verdemar)
7 dentes de alho
4 cebolas cortadas em rodelas
5 batatas cortadas em rodelas
5 tomates cortados em rodelas
Azeite
200g de azeitonas pretas portuguesas
Tomilho
Sal


Coloque as postas de bacalhau ainda congeladas em uma panela com água e uma pitadinha de sal. deixe levantar fervura paa que as postas descongelem e retire. Não deixe tempo demais para que elas não se desmanchem.


Enquanto o bacalhau está na panela com água regue, o fundo de um pirex com azeite e cubra todo o fundo com as rodelas de tomate.


Assim que retirar o bacalhau da água escorra, retire a pele e numa frigideira com azeite já bem quente passa as postas de bacalhau rapidamente apenas para dar uma leve dourada.


Após retirar da frigideira coloque as postas sobre a camada de tomates, regue com bastante azeite, coloque as azeitonas espalhadas e salpique o tomilho por cima.


Enquanto realiza todo este processo coloque as rodelas de batata em uma panela com água e uma pitada de sal para que cozinhem, mas não deixe que elas desmanchem.


Enquanto as batatas terminam de cozinhar doure as rodelas de cebolas na mesma frigideira com azeite, aonde você passou o bacalhau.

Assim que as batatas estiverem cozidas, destribua-as sobre o bacalhau cobrindo toda a sua superfície e regue com mais azeite.

E enfim por cima das batatas coloque as cebolas douradas e leve ao forno na temperatura média por mais ou menos 40 minutos.

Após retirar do forno as cebolas vão estar bastante coradas.

Sirva com arroz branco e bom apetite!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário