Montmartre
Há 200 anos a colina de Montmartre é procurada por artistas que até hoje se aglomeram na praça principal, Place du Tertre, mostrando suas habilidades artistíscas e vendendo seus trabalhos. Vários deles expõem suas obras e outros estão disponíveis para pintar retratos e fazer caricaturas dos turistas que passam por lá. É uma delicia passear pela praça e observar os artistas em ação.
Mas o ponto alto da região é a Sacré-Coeur, enorme e majestosa,a basílica em louvor ao Sagrado Coração de Jesus é uma das construções católicas mais famosas da França. Além disso, a vista do alto da escadaria da basílica é fantástica, dá para avistar boa parte de Paris.
Colina de Montmartre
Ruela de Monmartre
Place du Tertre
Artista em ação no meio praça
Sacré-Coeur
Vista de Paris do alto da escadaria da basílica
Notre-Dame
Aproveitei o primeiro dia do ano para ir a Notre-Dame, com o intuito de rezar e agradecer a Deus por todas as bençãos a mim concedidas neste ano que passou e pedir que o ano de 2012 seja repleto de muita paz e alegrias.
Já visitei a catedral várias vezes, mas não me canso de admirá-la e não é por menos, esta é uma das construções mais imponentes e simbólicas de Paris.
Vale sempre revisitá-la todas as vezes em que estiver na cidade, mesmo que haja fila, pois a fila é bem rápida.
Vista da catedral
Notre-Dame e seu enorme pinheiro de Natal
Notre-Dame
Interior da catedral
Interior da catedral
Primeira missa do ano de 2012 realizada na Notre-Dame
Musée d'Orsay
O Musée d'Orsay é o museu que mais gosto de Paris, ele bem menor que o Louvre e pode ser visto com calma por inteiro. A seleção de obras é incrível, estão expostas obras de Degas, Renoir,Van Gogh, Monet, Manet, Toulose-Lautrec, Matisse, Rosseau e outros. Adoro também a exposição de esculturas que inclui obras de Rodin.
O museu ocupa o prédio de uma antigo terminal ferroviário que por pouco não foi demolido em 1970. Para a adaptação do museu manteve-se muito de sua arquitetura original.
Vista interna do museu
Relógio, símbolo do museu, original da antiga estação ferroviária
Le Bon Marche
O Le Bon Marche é uma loja de departamentos que fica bem próxima ao Musée d'Orsay e é com certeza a que eu mais gosto de ir. É bem menor que a Galeries Lafaytte, mas por ser menos turística é mais vazia e tem uma seleção incrível de marcas, praticamente as mesmas das outras lojas de departamento, porém bem mais selecionada e sofisticada.
Fachada do prédio do Le Bon Marche
Decoração de Natal da loja
Detalhe da decoração
Capela da Nossa Senhora da Medalha Milagrosa
Na rua lateral da loja de departamentos Le Bon Marche (Rue du Bac)está a capela de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa. Nesta capela Catherine Labouré recebeu o chamado da Virgem e posteriormente relatou duas de suas aparições, sendo que na segunda ela ouviu uma voz dizer: "Fazei cunhar uma medalha conforme este modelo. Todas as pessoas que a trouxerem ao pescoço receberão grandes graças; as graças serão abundantes para os que a trouxerem com confiança."
Porém, o Padre Aladel, a quem a irmã Catherine relatou suas visões permaneceu descrente e somente após a insistência da irmã e uma entrevista com o Arcebispo de Paris na época, decidiu cuhar a medalha e em maio e 1832 ela começou a ser distribuída.
A capela é simples e nada suntuosa comparada com as demais igrejas de Paris, porém sinto uma paz interior imensa nesta capela, me sinto a vontade para rezar, a energia do lugar bem faz um bem enorme, por isso não deixo de ir quando estou em Paris.
Interior da capela
Medalha Milagrosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário