Os meses de Outubro, Novembro e Dezembro são os meses da temporada de trufas brancas de Alba, consideradas preciosidades da gastronomia por todo o mundo. Elas são encontradas em Alba,na região do Piemonte, no norte da Itália.
As trufas são silvestres e não podem ser cultivadas, são encontradas próximas as raízes de árvores como os salgueiros, carvalhos, castanheiras e aveleiras.
Até hoje o método utilizado para serem encontradas, visto que ficam enterradas, é bastante rústico, utilizando cães farejadores.
Devido a dificuladade de achá-las e da forma com que devem ser retiradas do solo, sem que sejam danificadas, as trufas são bastante caras.
Seu aspecto lembra o de uma batata, porém devem ser cortadas com cortador especial, em láminas muito finas.
Devem acompanhar pratos simples e neutros para salientar seu sabor e aroma. É uma verdadeira maravilha para o olfato e paladar, pelo seu perfume e sabor extremamente intenso e marcante. O ideal é que sejam cortadas na mesa sobre os pratos prontos.
Se viajar para alguma região próxima a Alba, vale a pena procurar pelas famosas trufas e trazé-las para uma experiência gastronômica. Mas, é importante lembrar que elas não podem ficar guardadas por muito tempo, vão perdendo as suas características aromáticas muito rapidamente.
Mas se não for sair do Brasil, vale procurar por restaurantes, que nesta época do ano, trazem as trufas para servirem aos seus clientes.
Tartufo bianco di Alba
Seu aspecto lembra o de uma batata, ms seu preço é infinitamente superior
Lâminas muito finas devem ser cortadas sobre o prato com um cortador especial
Os experts da gastronomia gostam de serví-las com ovo
Muitas vezes o prato se resume a polenta e ovo, pois a simplicidade destes dois permite salientar o aroma e o sabor das trufas.
Com massas e risotos também fica fantástico, desde que sejam preparados de forma bem simples para não ofuscar as características das trufas
Nenhum comentário:
Postar um comentário