quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Flor do deserto! Uma história a ser lida,vista e contada




Waris Dirie é uma modelo somali que aos três anos de idade sofreu mutilação genital (prática da cultura Somália que consiste em arrancar o clitóris, os pequenos e grandes lábios, costurando posteriormente a genitália e restando apenas uma imensa cicatriz e um pequeno orifício). A justificativa para este ato brutal e realizado de forma totalmente precária é que isto torna a mulher pura para o casamento, além de manter a virgindade, sem isso ela não poderia se casar. Somente após casamento o marido reabre a genitália com um faca para poder penetrá-la.
Waris fugiu da vila em que vivia aos 12 anos de idade, atravessou um dos desertos da Somália passando fome e sede além de adquirir inúmeros ferimentos nos pés, cujas cicatrizes tem até hoje.
Após conseguir chegar na capital Mogadisco, sua avó conseguiu que ela fosse levada para Londres, aonde foi trabalhar como faxineira na embaixada, mas após o fim da guerra na Somália todos foram convocados a retornar ao seu país, então Waris fugiu pelas ruas de Londres, até encontrar uma mulher que a ajudou a conseguir emprego como faxineira de uma lanchonete.
Quando estava trabalhando, um grande fotógrafo, Terry Donaldson,a viu e decidiu lançá-la como modelo pelo mundo. A modelo foi capa de inúmeras revistas, estrelou importantes campanhas publicitárias e participou de vários editorias de moda. Hoje Waris Dirie é defensora pela erradicação da prática de Mutilação Genital Feminina e é embaixadora da ONU. Escreveu vários livros sobre sua história e foi tema do filme "Flor do Deserto" lançado no Brasil em 2010.




Nenhum comentário:

Postar um comentário